
Um funil de vendas é um plano de etapas, por onde as pessoas passam desde que conhecem sua marca, até fazerem uma compra.
Ele é usado porque melhora o controle sobre os investimentos, e ações tomadas durante o processo, e ajuda a aumentar as conversões.
Um funil bem estruturado, faz esse caminho pelo qual os possíveis clientes e leads passam ser mais previsível.
Isso faz com que seja mais fácil identificar problemas, e tomar ações para resolvê-los.
Conhecer exatamente as etapas pelas quais sua persona passa, permite que você invista nos pontos que realmente trazem resultados, e elimine o que não está funcionando.
Usar um funil de vendas, é recomendado para qualquer pessoa que decida oferecer um produto ou serviço. E também para empresas do mercado B2B.
Existem 4 principais etapas em um funil, mas dependendo do mercado e da empresa, podem existir mais passos e divisões.
Para que você possa começar a usar um funil de vendas agora mesmo, e produzir os conteúdos certos, montamos um infográfico em que você vai encontrar:
- Que tipos de conteúdos são trabalhados em cada etapa;
- Como medir o desempenho de cada fase do funil de vendas online;
- Dicas para trabalhar em cada estágio.

Fatos e Estatísticas
- Um funil de vendas ajuda a transformar leads em clientes.
- Um funil de vendas é o caminho que a pessoa traça, desde que conhece sua marca, até comprar com você.
- Use um funil de vendas, desde o momento em que decidir disponibilizar produtos, ou serviços para venda.
- Funis de venda, permitem um melhor controle do ROI, e ajudam a conquistar e reter mais clientes.
- Na fase de consciência de um funil de vendas, as pessoas devem ter consciência que sua marca existe.
- Na fase de educação de um funil de vendas, ensine às pessoas porque elas precisam do seu produto.
- Na fase de avaliação de um funil de vendas, o objetivo é fazer com que a compra aconteça.
- Na fase de clientes “Fans”, conquiste o cliente para novas compras e divulgação positiva da marca.
- Faça os leads se sentirem especiais, ninguém gosta de ser tratado como um número.
- Separe o tipo de perfil dos leads, e personalize a forma de apresentar sua oferta.