Confira 19 dicas sobre como escrever bem de forma clara e objetiva

Perguntas, são uma ótima forma de capturar a atenção do leitor rapidamente.

“Você já sentiu isso?” é uma pergunta vaga, que desperta curiosidade.

“Aquele frio na barriga, e o coração batendo mais forte?”.É uma pergunta que mexe com os medos, as dores e objeções, despertando interesse na solução para evitar esses problemas.

Perguntas como essas, abrem loops emocionais que precisam ser fechados. E para achar uma resposta para fechar esses loops, o leitor precisa continuar lendo as próximas palavras, a próxima frase, o próximo parágrafo.

Nosso objetivo como produtores de conteúdo pode ser resumido em 3 etapas:

  1. Despertar o interesse para ele começar a ler nosso artigo;
  2. Envolvê-lo com um texto tão bom, que ele continuará lendo os próximos parágrafos;
  3. Fazê-lo agir no final do artigo, usando uma ótima call-to-action.

3 Super-dicas sobre como escrever bem usadas na introdução desse artigo

Se você gostou da introdução desse artigo, você irá adorar entender porque ela funciona tão bem, e como você pode “roubar” essas ideias para escrever melhor.

Começaremos com a mais importante entre elas: As palavras de transição.

1.Palavras de transição

Você sabe, que o objetivo de uma linha de texto, é fazer o leitor ler a próxima linha de texto.

Mas, como fazer o texto ficar tão conectado apenas com simples palavras?

A solução: Palavras de transição.

Palavras de transição, são palavras e frases que juntam duas ideias, sentenças ou fragmentos de sentenças.

“Você deseja ser livre, mas você não sabe como”.

Palavras de transição podem incluir, por exemplo, conjunções como “e, mas, ou, para, se, senão“, exclamações como “claro, bem, sim, não”, e conclusões como “logo, assim, enfim, afinal”.

Sim, essas palavras de transição podem parecer tão comuns, ou tão básicas que temos medo de usá-las. Porém, eu posso garantir a você que o seu texto ficará mais claro, objetivo e gostoso de se ler.

Você pode usar o poder das palavras de transição de uma forma bem mais poderosa, ao usá-las no início de uma sentença, ou até mesmo de um parágrafo.

Sim, as palavras são poderosas quando bem escritas.

Então, nós pensamos que essa sentença está completa.

Mas a verdade, é que há mais informação para vir.

E você não consegue parar até ler o resto desta sentença.

Logo, você só tem a opção de continuar lendo.

Leia os benefícios do uso das palavras de transição no início de sentenças:

  1. Elas ajudam a escrever curtas sentenças, que são mais fáceis de ler.
  2. Elas dão a ilusão de que o leitor está lendo mais rápido do que ele realmente está (como aqueles livros de ficção que você devora em apenas uma noite).
  3. Elas são inesperadas, despertando a curiosidade do leitor para saber o que está por vir na próxima linha.

2.Repetição de palavras

A repetição de itens cria padrões.

Nossa mente, está acostumada a detectar padrões, até mesmo onde não existem.

Esse efeito é chamado de Pareidolia. Talvez o nome não seja comum, mas tenho certeza que você já viu algum animal ou um rosto em nuvens e montanhas. Ou até mesmo, o formato de rostos humanos em objetos.

Logo, como nós podemos usar esse poder da super detecção de padrões para prender a atenção de nossos leitores?

Através da repetição de palavras (ou um conjunto de palavras) ao longo de uma sentença.

Você tem medo de largar o seu emprego, e viver sem uma fonte constante de renda.

Você tem medo dos olhares críticos e desconfiados dos seus familiares e amigos, quando eles ouvirem que a internet, é agora o seu lugar de trabalho.

Você tem medo de passar fome, de não ter como pagar suas contas, e saber que seus familiares não podem contar com você.

Você percebe como elas dão um ritmo a leitura, e mantém uma certa magia conectada entre cada sentença?

Talvez, essa sensação seja apenas uma ilusão. Talvez, as suas ideias sejam péssimas. Talvez, você seja apenas um tolo em busca de uma fantasia.

Para você conseguir aproveitar ao máximo, o poder da repetição, use-a apenas 3 vezes.

Menos do que isso, nosso cérebro não detecta um padrão.

Mais do que isso, nosso cérebro pensa como um exagero por atenção.

3.A regra do “Três”

A regra do “três”, é parecida com a ideia anterior, mas sem a necessidade da repetição de palavras.

Ela representa uma forma específica de conexão com o leitor, através de ideias mais memoráveis, agradáveis e interessantes.

Você percebe a conexão entre as 3 palavras em negrito acima?

Quer um exemplo mais real? Vamos lá:

“Adquira já, o mais completo treinamento para você conquistar sua independência financeira, viver de renda e ainda trabalhar fazendo o que gosta ”.

Essa regra do “3”, garante uma forte conexão entre os benefícios, além de transmitir a ideia de algo completo:

  1. Conquistar sua independência financeira;
  2. Viver de renda;
  3. Ainda trabalhar fazendo o que gosta.

Veja como ficaria essa tagline com apenas 2 benefícios:

“O mais completo treinamento para você conquistar sua independência financeira e viver de renda“.

Qual opção de tagline, você acredita ser mais completa e com um melhor ritmo de leitura?

A primeira, mais completa e que usa a regra do “três”, eu aposto.

Caso você ainda não use essas 3 principais dicas acima, eu posso garantir que a qualidade e aceitação do seu texto, irá melhorar quase instantaneamente.

Portanto, lembre-se de voltar a esse artigo sempre que precisar de uma ajuda, quando o texto ficar difícil de escrever, quando você tiver um bloqueio de ideias, ou quando você precisar de inspiração para a sua próxima linha.

Dica 1: Conheça bem o seu público-alvo

Uma escrita clara, objetiva e direta, precisa de uma audiência muito bem definida.

Escrever um artigo para um público-alvo específico, permite você responder perguntas como:

  • O que eles (seus leitores) já sabem, e o que é preciso ser explicado em maior detalhe?
  • O que é interessante e relevante para eles?
  • Quais são os maiores sonhos e medos deles?

Use uma simples fórmula para descrever seu público, e o objetivo do seu artigo.

“X que desejam Y.”

Por exemplo:

  • “Blogueiros que desejam mais tráfego para seu site”.
  • “Coachs que desejam ser reconhecidos como autoridade no seu nicho”.
  • “Artistas que estão com dificuldades para ter uma vida com o dinheiro ganho com seus trabalhos”.

Para esse artigo, utilizei: “Blogueiros que desejam melhorar suas habilidades como escritores”.

Dica 2: Torne o seu artigo escaneável

Infelizmente, nós lemos cada vez menos e mais rápido, escaneando textos em busca de dicas preciosas com resultados imediatos.

Ao invés, de você pensar que deve escrever pouco, para não irritar seu leitor, procure pensar diferente.

Eu sinceramente, acredito que não existem artigos longos. Apenas artigos, chatos de se ler.

Sabendo como escrever bem e tornando seu texto escaneável, você evita essa monotonia.

Veja alguns exemplos para você deixar seu texto mais escaneável:

  • Listas: Sim, você está lendo uma lista nesse exato momento. São eficientes porque transmitem a necessidade de ler o próximo item.
  • Subtítulos: Use os cabeçalhos (subtítulos) 1, 2 e 3 no seu blog para quebrar partes do seu texto.
  • Enfatize os principais pontos: Procure usar palavras em negrito, ou em itálico, para destacar partes importantes do seu texto.
  • Imagens: O casamento de imagens com subtítulos, funciona muito bem para definir transições entre determinadas partes do seu texto.
  • Pensamentos e frases: Se uma imagem vale mais que mil palavras, às vezes, um pensamento forte e inspirador, pode expressar mais que qualquer imagem.

Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior. – Steve Jobs.

Dica 3: Escreva sentenças curtas

Você já recebeu um email, ou leu um texto em que o autor colocou 10 linhas de texto em um mesmo parágrafo, sem espaço algum?

Eu aposto, que sim. E também aposto, que sua reação não foi das melhores. Provavelmente, você abandonou esse texto. Ideias que nunca chegaram até você por um simples, mas perigoso erro.

Quando você escreve com sentenças curtas, quebrando mais o seu texto, você garante uma sensação mais rápida de leitura, além de não tornar o texto automaticamente chato, associado a um artigo científico ou acadêmico.

Logo, procure usar, no máximo, 5 linhas por parágrafo. Use também, mais separações no seu texto através de vírgulas, pontos e palavras de transição.

Dica 4: Não exagere ao enfatizar determinados trechos

Enfatizar uma parte do seu texto, é fundamental para quebrar a monotonia, destacar as principais ideias, e tornar seu texto mais escaneável.

Porém, quando você usa em excesso palavras em negrito, em itálico, ou até mesmo em CAIXA ALTA, nada irá se destacar no seu texto.

Portanto, não exagere ao enfatizar trechos do seu texto. Use esse recurso com moderação.

Dica 5: Mate objeções

Dúvidas, questionamentos, objeções.

Você escreve, e busca mostrar o seu ponto de vista da melhor maneira. Porém, se o leitor ficar com o pensamento “é, mas…” você está perdido.

Seja para vender um produto, ou convencer seus leitores através de uma ideia, você precisa entender quais as possíveis objeções que eles terão ao longo da leitura do seu texto.

Uma forma simples de vencer objeções, é utilizando a sentença final “mesmo que […]”.

Veja o exemplo:

Nesse artigo, você aprenderá como escrever bem, de maneira clara e persuasiva, mesmo que você esteja começando a escrever seus primeiros artigos.

Mate as objeções ao longo do caminho nos seus artigos, e você ganhará mais leitores fiéis e ávidos para receber seus conteúdos.

Dica 6: Use metáforas, comparações e analogias

Você deseja sair do ponto A (onde você está) para alcançar um objetivo, o ponto B.

Porém, você não sabe ao certo como percorrer esse caminho.

Medo. Ansiedade. Falta de conhecimento.

Esses são os fatores que impedem você de alcançar seus maiores sonhos e objetivos. Sonhos que você nasceu para viver com plenitude.

Agora, imagine se você tivesse em mãos um mapa. Um verdadeiro guia, que mostrasse em detalhes o passo-a-passo para te levar do ponto A ao ponto B.

Um guia recheado com conhecimento, com atalhos para andar mais rápido, e com os maiores perigos a serem evitados.

E, como um passe de mágica, o seu medo, a ansiedade e a falta de conhecimento, se transformam em confiança, energia e sabedoria para trilhar essa jornada para mudar sua vida.

Você tem agora apenas duas decisões: Continuar parado observando seus sonhos e objetivos ficarem cada vez mais distantes…

Ou decidir lutar pelo que é seu por direito. Percorrer esse caminho para atingir seu sucesso, e viver a vida que você sempre sonhou.

Esse trecho acima, é um exemplo com metáforas e analogias que poderia ser utilizado em praticamente qualquer tipo de texto, para transmitir uma vontade de mudança, em que você poderia oferecer suas ideias (ou produto) como sendo esse mapa, o guia necessário para seu leitor percorrer o caminho de A até B.

Metáforas, comparações e analogias, são ferramentas poderosas para você ter (e usar) no seu arsenal como escritor. Portanto, sempre que o texto ficar complicado e sem ritmo, procure usar essas ferramentas para facilitar o entendimento de um ponto de vista.

Dica 7: Use bullet points


Bullet points, ajudam o leitor a identificar um grupo de ideias relacionadas. Eles conseguem quebrar uma densa sentença em uma lista fácil de se ler, além de ajudar na organização visual, garantindo maior destaque para essa área no seu artigo.
Veja como a sentença acima ficaria utilizando as Bullet Points:

  • Ajudam o leitor a identificar um grupo de ideias relacionadas.
  • Quebram uma densa sentença em uma lista fácil de se ler.
  • Ajudam na organização visual, garantindo maior destaque para essa área no seu artigo.

Bem melhor, você concorda?

Dica 8: Evite o “Gerundismo”

Leia esse texto:

“Não fique escrevendo, (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre, e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.

E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa “maneira irritante”.

Você percebe como fica difícil e demorado ler o texto acima, carregado de “gerundismo”, o uso deliberado de gerúndios?

Ao invés de usar frases como “você vai estar deixando”, “vai estar ficando”, vão estar pensando”, use: “deixará”, “ficará”, “pensarão”. Você economiza espaço e garante uma comunicação mais ativa.

Dica 9: Evite redundâncias

Explique seu ponto uma única vez, de modo claro e objetivo.

Evite redundâncias como essa:

“Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.”

Dica 10: Evite siglas e abreviações

Algumas siglas e abreviações, podem ser bem úteis para uma conversa mais rápida.

Porém, as chances são de que algum leitor seu, não irá compreender o uso de uma sigla ou abreviação, por mais comum que ela seja para você.

Quando você escrever, busque alcançar o máximo número de pessoas possível, mesmo que você precise de mais tempo para explicar algumas abreviações ou siglas.

Dica 11: Use palavras mais simples ao invés de rebuscadas

Um professor de um amigo meu, devorava o dicionário em busca das palavras mais rebuscadas e complicadas.

Ele acreditava que o uso dessas palavras, o tornavam mais inteligente perante os seus alunos.

Porém, o excesso de palavras complicadas tornava a sua mensagem extremamente difícil de ser entendida.

E toda a classe, o via como um professor frustrado em busca de atenção, ao buscar parecer mais inteligente através de palavras complicadas.

A comunicação com seus leitores, deve ser a mais simples possível. Somente desse modo, você conseguirá fazer com que todos entendam suas mensagens, ideias e as compartilhem.

Dica 12: Conte histórias

Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.

Storytelling, é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Ela representa também como olhamos para diversos fatos e tomamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.

As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais, possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos, é simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos. Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.

Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico, uma tribo. Sem uma história, não há conflito, porque não é possível existir “nós”, se não houver “eles”.

Utilize histórias para criar uma conexão no nível emocional com seu público. Eles irão se identificar mais profundamente com seus valores, sua missão de vida, e a forma como você vê o mundo.

E a batalha entre heróis e vilões, foi baseada no meu filme favorito de todos os tempos: Batman, o Cavaleiro das Trevas, com épicas ilustrações do Batman e do Coringa ao longo do artigo.

São conexões simples, mas efetivas como essa, que podem aproximar ainda mais você dos seus leitores. Não tenha medo de contar histórias, ou compartilhar mais sobre sua visão de mundo, gostos e preferências.

Dica 13: Use palavras persuasivas que mexem com a mente

Você sabia, que existem algumas palavras poderosas que chamam nossa atenção, mesmo que inconscientemente?

Uma dessas palavras, é “você“. Usar a palavra “você”, é uma forma muito efetiva de trazer a comunicação coletiva para “um-para-um”.

Essa é uma relação que aproxima o leitor do autor, pois transmite a sensação de exclusividade e proximidade.

O uso de palavras poderosas no seu texto, irá agir para chamar a atenção do leitor, e fazê-lo tomar alguma ação, mesmo que seja continuar lendo o seu texto.

Outras palavras persuasivas que mexem com nossa mente:

  • Porque (garante sentido ao seu argumento, mesmo que o leitor não concorde com ele);
  • Grátis (quem não gosta de materiais grátis e de qualidade?);
  • Novo (a evolução nos ensinou que o novo é melhor do que o antigo);
  • Agora (desperta um senso de urgência na tomada de decisão);
  • Aqui (muito efetivo quando você usa a combinação “clique aqui” para um link).

Dica 14: Revise a ortografia do seu texto

Você quer irritar o seu público? Então, deixe de lado a hortografia do seu texto.

Concerteza, pra mim escrever bem, fazem 10 anos de prática, mais, derrepente, este seje um dos melhores textos escrevidos, des de o início. Porisso, agente deve sempre continuar aprendendo.

Com tantas regras e mudanças na língua portuguesa, as chances são grandes que o seu texto tenha um erro aqui ou ali, principalmente quando ele é bem extenso.

Erros pequenos que são perdoáveis.

Porém, cometa alguns dos erros graves ilustrados acima e seu leitor sairá correndo do seu site ou blog.

Dica 15: Sempre tenha uma call-to-action bem definida

Todo texto, precisa de uma chamada para ação (call-to-action).

O que você deseja que o leitor faça, assim que ele terminar de ler o seu artigo?

  • Inscrever o email dele na sua lista de email?
  • Deixar um comentário?
  • Compartilhar nas mídias sociais?
  • Clicar em um link, para conhecer melhor sobre um produto/serviço seu?
  • Continuar lendo outro artigo no site?

Não importa qual seja o seu objetivo, ele precisa estar muito claro, sendo impossível o leitor passar por ele despercebido.

Escrever bem, de forma clara e objetiva, não é fácil. Requer tempo, prática e muita leitura de grandes autores.

Recapitulando

  1. Experimente começar o seu texto com uma pergunta vaga, criando um loop emocional. Exemplo: “Você já sentiu isso?”;
  2. Use palavras de transição como “e, mas, ou, para, se, senão” para deixar seu texto mais amarrado;
  3. Faça bom uso da repetição de palavras ou sentenças para reforçar um ponto de vista;
  4. Usa a regra do “três” para transmitir uma ideia completa, criando uma melhor conexão;
  5. Conheça bem o seu público-alvo;
  6. Torne o seu artigo escaneável;
  7. Escreva sentenças curtas;
  8. Não exagere ao enfatizar determinados trechos;
  9. Mate objeções;
  10. Use Metáforas, Comparações e Analogias;
  11. Use bullet points;
  12. Evite o “Gerundismo”;
  13. Evite redundâncias;
  14. Evite siglas e abreviações;
  15. Use palavras mais simples ao invés de rebuscadas;
  16. Conte histórias;
  17. Use palavras persuasivas que mexem com a mente;
  18. Revise a ortografia do seu texto;
  19. Sempre tenha uma call-to-action bem definida.

Ah, e não se esqueça: Agora é a melhor hora para você criar um comprometimento consigo mesmo. Faça do seu próximo texto, o mais claro, persuasivo, e memorável que você já escreveu.

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